Mestrado

Main | Publications | Misc

Defendi meu mestrado na UNICAMP, em 2007. Seguem algumas informações sobre o trabalho, e um link para o texto.

Dados

Análise da distorção musical de guitarras elétricas

Resumo — Existem diversos problemas ligados à análise de sinais musicais que podem se beneficiar de um conhecimento mais detalhado da estrutura dos sinais gerados pelos diferentes instrumentos. Entre eles se destaca a compressão de sinais baseada em áudio estruturado, onde o codificador determina a partir de um sinal parâmetros para reproduzí-lo com um sintetizador inspirado em modelos físicos dos instrumentos. Para realizar este tipo de análise e síntese é necessário conhecermos as características físicas dos instrumentos e dos sinais produzidos. Este conhecimento é ainda útil para auxiliar no desenvolvimento de instrumentos e outros equipamentos utilizados por músicos para obter o timbre desejado. Esta dissertação apresenta experimentos realizados com uma guitarra elétrica para revelar a dinâmica não-linear de suas cordas e seu filtro linear associado, comparação de sinais gravados com resultados esperados por modelos matemáticos da forma de onda, e ainda uma proposta de uma potencial técnica para a medição de parâmetros para um modelo matemático de um circuito de distorção musical, além de uma maneira de se mapear um par destes parâmetros para um espaço de maior significado psicoacústico.

Palavras-chave — guitarra elétrica, física da música, overdrive, distorção musical, vibração de cordas, processamento de sinais, estimação de parâmetros, modelo de Hammerstein, espaço timbrístico.

Instituição — Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), UNICAMP, Campinas.

Orientador — Furio Damiani

Quando — meados de 2007

Download

A dissertação está disponível no sistema da UNICAMP. A cópia local é uma alternativa caso hajam problemas para utilizar o outro link.

Author: Nicolau Leal Werneck

Created: 2014-03-12 Qua 14:51

Emacs 24.3.1 (Org mode 8.2.5h)

Validate